O município de Barroso recebeu na tarde desta terça-feira (2) da Unidade Regional de Saúde (URS) de São João del-Rei mais uma remessa de vacinas contra a COVID-19. Ao todo, foram encaminhadas 270 doses do imunizante. Nos critérios definidos pelo Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, os públicos prioritários são idosos de 80 a 89 anos e profissionais de saúde que ainda não tenham recebido a vacina, de acordo com o número de doses enviadas aos municípios.

Para esta etapa da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde definiu a seguinte estratégia para aplicação dentro dos critérios estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Na quinta-feira (4) serão vacinados os pacientes acamados e domiciliados de 85 a 89 anos, que não tem condições físicas de sair de casa. Na sexta-feira (5) será montado um esquema de Drive-Thru no Ceclans de 9h as 16h para vacinar idosos de 85 a 89 anos. Para este público o Estado enviou a quantidade para ser vacinada toda esta faixa etária.

Já para os idosos de 80 a 84 anos, o Estado encaminhou apenas doses para vacinar cerca de apenas 24% da faixa etária, seguindo os demais critérios definidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde de Minas. A vacinação desta faixa etária começa na próxima semana e sua forma será divulgada pelo Município.

Já os trabalhadores da saúde que ainda restam será feito um novo levantamento e ocorrerá o agendamento também para a próxima semana.

A subsecretária de Atenção Primária, Vanessa Ferreira, explica as orientações dos órgãos de saúde Federal e Estadual. “É muito importante a população compreender que os critérios de quem recebe a vacina são definidos pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e pela Deliberação 3324/2021 da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e por Notas Técnicas do Ministério que pode ser alteradas a cada etapa e tudo isso devemos seguir a risca. Por isso, só temos como definir um cronograma à medida que novas doses vão chegando ao Município, sempre seguindo os critérios” explica Vanessa.

Todas as informações sobre a vacinação em Barroso e em Minas Gerais podem ser acompanhadas pelo site https://vacinaminas.mg.gov.br/

Com informações da Prefeitura Municipal de Barroso