Nesta segunda-feira, 27 de julho, é comemorado em todo o país o Dia do Pediatra. A data foi escolhida por ser o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, que ocorreu no ano de 1910, há 110 anos.

O Instituto Nossa Senhora do Carmo homenageia a todos esses profissionais, em especial, aos médicos que atuam em nossa unidade no atendimento aos recém-nascidos e crianças da nossa comunidade.

Aos pediatras do INSC: Anna Clara Carvalho de Souza; Antônio Athos Branco Rosa Neto; Carlaile Homem Boa Vida; Fabrizia Reis Pinto Brandão; Humberto da Fonseca Braga; Raquel Cristiane Mateus e Thiago Washington de Carvalho, parabéns pelo seu trabalho e importância na área da saúde.

“Os pediatras falam com Deus…Em medicina, somente quem tem muito amor a dar, escolhe pediatria como especialidade. Os pediatras, diz a lenda, falam com Deus. Fazem seu diagnóstico através de uma semiótica ainda púbere, retirada da áurea dos anjos ou do gesto incipiente do simbólico balbucio. Estes especialistas prescindem da fala para o diagnóstico, viajam além dos olhos, têm a leveza do beija-flor e a mão é pluma que cai, transformando o gesto em tolerância e carícia. Na criança, a dor, a mímica, a careta, o riso, o choro, a cor, o sabor, a lágrima têm uma interpretação fora dos tratados da semiologia tradicional. E somente quem tem n’alma a permissão e o endosso de Deus, pode examinar a leveza do gesto, a complacência do olhar, a permissividade do sorriso, a mudez transitória, para conhecer na criança, a certeza do diagnóstico e da terapêutica. Bastaria esta graça, este império de decência para colocar o pediatra bem mais perto de Deus. Amém!”

(José Teles- Academia Cearense de Letras)